terça-feira, 14 de outubro de 2014

O Dinheiro como Valor Fundamental - Nildo Viana

O Dinheiro como Valor Fundamental

Nildo Viana*

Na sociedade capitalista, o dinheiro, para muitas pessoas, torna-se um valor fundamental. Todo indivíduo possui uma escala de valores, alguns são mais importantes e por isso constituem valores fundamentais (Viana, 2007). O dinheiro como valor fundamental significa que está acima de outros valores (caso ele seja o único valor fundamental, estará acima da saúde, amor, amizade, poder, desenvolvimento de potencialidades, solidariedade, etc.). Os valores fundamentais dos indivíduos, por sua vez, constituem motivações poderosas das ações individuais. Os valores são mobilizadores e isso é ainda mais forte e verdadeiro no caso dos valores fundamentais. Os valores, no entanto, são constituídos socialmente e, por conseguinte, é preciso compreender a sociedade para compreender determinados valores e como alguns deles se tornam dominantes na totalidade da vida social ou fundamentais para determinados indivíduos. O nosso objetivo aqui é analisar como o dinheiro pode ser supervalorado e se tornar, para algumas pessoas, um valor fundamental e as consequências disto.

A sociedade capitalista é uma “sociedade do dinheiro”. O dinheiro nasceu antes do capitalismo, mas é graças ao modo de produção capitalista que se torna um elemento fundamental da sociedade, tornando-se “meio de troca universal”, o “equivalente geral” pelo qual toda e qualquer mercadoria pode ser trocada, como já dizia Marx (1988). Desde as mercadorias mais necessárias, tal como os alimentos, até as mais supérfluas, tais como enfeites de geladeira, todas são compradas por intermédio do dinheiro. A mercantilização das relações sociais, produto do desenvolvimento capitalista, se amplia e intensifica cada vez mais (Viana, 2008) e, no capitalismo neoliberal, sob o regime de acumulação integral, temos um processo de hipermercantilização (Viana, 2009), no qual a mercantilização se intensifica, principalmente da cultura e tecnologia, além de novas estratégias para intensificar o consumo individual e criação de nichos de mercado.

Isso tende a gerar o fetichismo do dinheiro. Ele parece adquirir vida própria, ter um processo de desenvolvimento independente, gerar mais dinheiro (essa é a ilusão da poupança e daqueles que acham que dinheiro gera dinheiro por si próprio). O que muitos esquecem é que o dinheiro é um equivalente geral acaba valendo não por seu valor de uso e nem pelo seu valor de troca (que é artificialmente criado, pois uma nota de 100 reais possui o mesmo quantum de trabalho socialmente necessário que uma nota de um real) e sim pela medida de valor que ele expressa e este é trabalho materializado. Assim, não é apenas “fictício”, como alguns pensam de forma ingênua, e sim bastante real, tanto é que com ele é possível comprar uma fábrica e produzir mais-valor explorando operários. Assim, dinheiro traz capacidade de consumo, de aquisição de bens (de consumo e de produção), poder, etc.

A mentalidade burguesa, reprodutora da sociabilidade capitalista – caracterizada pela competição, burocratização e mercantilização (Viana, 2008) – acaba  tornando o dinheiro um valor fundamental, estando, inclusive, para algumas pessoas, acima da vida dos demais seres humanos, tanto é que matam por ele. Obviamente que o dinheiro é uma necessidade para quem vive no capitalismo, pois sem ele não poderá satisfazer suas necessidades básicas (comer, habitar, etc.). Porém, a grande maioria da população não se contenta com o dinheiro apenas para isso, ele tem o papel de medir o grau de poder da pessoa, o seu status social, etc. Ele está envolvido na competição social, que produz uma “personalidade competidora” (Wright Mills, 1970) e onde o ter passa a ser mais importante do que o ser (Fromm, 1987) e isso mostra a pobreza do ser, pois só vem valor por ter. Isso, com a mercantilização das relações sociais, se espalha pela sociedade, influenciando o conjunto das relações sociais, tal como demonstra Alberoni no caso do erotismo feminino (Alberoni, 1988), que revela como de forma não-consciente a atração sexual é determinada pelos valores dominantes.

Existem muitos tipos de pessoas para as quais o dinheiro é um valor fundamental. O caso mais visível e conhecido, bem como retratado pela literatura e outras formas de arte, é o avarento. Desde Esopo, ainda na sociedade escravista antiga, essa figura já aparecia. Ele mostra um elemento comum no avarento, que é guardar para não gastar e assim valorar o que nunca irá usar, gerando um comportamento irracional. Na obra de Esopo, o avarento enterra seu ouro e assim o mantém por muito tempo. Depois ele é roubado. Um andarilho passa pelo local e ao ver seu lamento busca entender o que ocorria e questiona o avarento, perguntando por qual motivo não guardou em um lugar mais seguro, tal como sua casa, e o avarento responde dizendo que jamais usaria o ouro. O andarilho joga uma pedra no buraco e diz que então poderia ser substituído por ela. Aqui se tem um processo no qual o ouro (ou o dinheiro) é tão valorado e passa a ser um valor em si mesmo que perde até sua utilidade. O dinheiro vale por si mesmo e isso mostra a maior irracionalidade possível, pois ao contrário de outros objetos, o dinheiro (seja ouro ou papel moeda) não foi criado (ou usado) para ser um fim em si mesmo e sim um meio, um meio de troca, que serve para adquirir outras coisas. Se ele é guardado e não usado, então não exerce o seu único papel, pois a não ser em casos de colecionadores que querem guardar o mesmo motivado por outros valores, isso não tem o menor sentido, sendo algo irracional.

O AVARENTO
ESOPO

Um avarento tinha enterrado seu pote de ouro num lugar secreto do seu jardim. E todos os dias, antes de ir dormir, ele ia até o ponto, desenterrava o pote e contava cada moeda de ouro para ver se estava tudo lá. Ele fez tantas viagens ao local que um Ladrão, que já o observava há bastante tempo, curioso para saber o que o Avarento estava escondendo, veio uma noite, e sorrateiramente desenterrou o tesouro levando-o consigo.

Quando o Avarento descobriu sua grande perda, foi tomado de aflição e desespero. Ele gemia e chorava enquanto puxava seus cabelos.

Alguém que passava pelo local, ao escutar seus lamentos, quis saber o que acontecera.

“Meu ouro! Todo meu ouro!” chorava inconsolável o avarento, “alguém o roubou de mim!”

“Seu ouro! Ele estava nesse buraco? Por que você o colocou aí? Por que não o deixou num lugar seguro, como dentro de casa, onde poderia mais facilmente pegá-lo quando precisasse comprar alguma coisa?”

“Comprar!” exclamou furioso o Avarento. “Você não sabe o que diz! Ora, eu jamais usaria aquele ouro. Nunca pensei de gastar dele uma peça sequer!”

Então, o estranho pegou uma grande pedra e jogou dentro do buraco vazio.

“Se é esse o caso,” ele disse, “enterre então essa pedra. Ela terá o mesmo valor que tinha para você o tesouro que perdeu!”

Na concepção cristã medieval, a avareza é um dos sete pecados capitais. Mas é no capitalismo que o número e a intensidade – bem como o despropósito – do avarento atingem o seu grau máximo. Uma das mais conhecidas obras artísticas sobre avarentos é a peça teatral de Molière, de 1668, encenada de inúmeras formas até os dias de hoje. A mesma figura se encontra no filme O Avarento (Jean Girault, França, 1980) ou as diversas versões cinematográficas baseadas nos contos de natal de Charles Dickens, no qual o personagem avarento Ebenezer Scrooge recebe a visita de três fantasmas que o faz repensar sua vida de avareza. O avarento aparece também em outras manifestações culturais, tal como as novelas de televisão. Este é o caso da novela Amor com Amor se Paga, na qual o personagem Nuno Correia nega até comida para seus familiares devido sua avareza.

Nas revistas em quadrinhos, o personagem avarento mais famoso é o Tio Patinhas. Ele foi inspirado no personagem avarento de Dickens, e seu nome original era Scrooge McDuck, referencia direta a ele e sua primeira aparição, em 1947, em “Natal nas Montanhas” (“Christmas on Bear Mountain”).
                

A avarento é apenas um indivíduo doentio que transforma o seu desejo por dinheiro e posse material algo que pode ser sua razão de viver. A explicação disso ocorre através da análise da história de vida do indivíduo avarento, tal como se pode observar na história do personagem de Charles Dickens. Para sustentar sua avareza, o avarento pode criar racionalizações, tais como o medo paranóico de “perder tudo”.

Porém, o dinheiro como valor fundamental não gera apenas avareza (que se manifesta sob múltiplas formas e graus de intensidade, existem os muito avarentos e os avarentos moderados, aqueles que são avarentos com todo mundo ou apenas com as pessoas mais distantes, etc.). Na sociedade capitalista, há uma grande parte da população que tem o dinheiro como valor fundamental sem ser exatamente um avarento ou manifestando apenas algumas características deste e de forma moderada. Um consumista, portanto, não avarento, pode ter o dinheiro como valor fundamental, mas considerado mais como meio do que como objetivo. O avarento toma o dinheiro como objetivo, tal como no conto de Esopo ou o de Dickens. Isso difere da pessoa pobre que economiza e busca guardar suas economias, já que não é o dinheiro em si que é o valor, mas o meio de realizar coisas no futuro ou prevenir a perda e a situação de penúria (cuja possibilidade pode ou não ser realista, mas isso é uma questão que não altera o quadro).

No caso do dinheiro como valor fundamental, ela reforça a competição social e a “corrida do ouro”, tema de filmes e novelas de TV. Desde o filme “Em Busca do Ouro” (Charles Chaplin, EUA, 1925) até a novela Corrida do Ouro, da Rede Globo, de 1974/1975, em época de ditadura militar, o tema é recorrente na cultura capitalista.

CORRIDA DO OURO
CORAL SOM LIVRE

Muito dinheiro fora de hora
Sempre modifica as pessoas
Muito dinheiro
Quando chega ninguém espera
Modifica todas as coisas

Muito dinheiro
Quando pinta na vida
Modifica tudo na vida

Mas as pessoas vivem todas
Correndo atrás
De muito dinheiro

Muito dinheiro fora de hora
Dá um revertério na cuca

Muito dinheiro
Prá quem não sabe
O que é dinheiro
Põe toda a moçada maluca

Muito dinheiro no bolso
E no banco
É pior do que pouco dinheiro

Mas as pessoas vivem todas
Correndo atrás
De muito dinheiro

Quem corre atrás do tesouro
Da mina de ouro
Tem conta secreta
No banco suíço
Se esquece que a vida
Existe só prá ser vivida

Quem pensa que a grana
Que pinta de graça
Resolve os problemas
Do amor e da vida
Perdeu a sua chance
De ter a tal felicidade
De verdade

Muito dinheiro fora de hora
Sempre modifica as pessoas
Muito dinheiro

Quando chega ninguém espera
Modifica todas as coisas
Muito dinheiro

Quando pinta na vida
Modifica tudo na vida

Mas as pessoas vivem todas
Correndo atrás
De muito dinheiro

Essas pessoas
Correm atrás do dinheiro
Todo mundo correndo
Sempre atrás do dinheiro

Essas pessoas vivem todas correndo
Atrás de muito dinheiro

A letra da música acima aponta para uma percepção crítica da supervaloracao do dinheiro. Afinal, “Muito dinheiro/Prá quem não sabe/O que é dinheiro /Põe toda a moçada maluca”, ou seja, não saber o que é o dinheiro é não saber para o que ele serve, um mero meio de troca. Daí que “Muito dinheiro no bolso /E no banco/É pior do que pouco dinheiro”. A letra não só coloca a questão do saber sobre o dinheiro, mas também a questão da valoração do mesmo. Ao afirmar que quem “corre atrás do tesouro”, tem conta secreta, etc., se esqueceu de que a vida é “prá ser vivida”, coloca uma oposição entre necrofilia e biofilia, a morte e a vida, o mundo do dinheiro e o mundo real. A ilusão de que o dinheiro pode resolver os problemas “do amor e da vida” expressa apenas que o iludido “perdeu a sua chance/de ter a tal felicidade/de verdade”. A letra da música, por conseguinte, coloca o dinheiro como um desvalor, ou seja, como algo sem importância e de peso negativo (Viana, 2007).

A sociedade capitalista tende a produzir indivíduos que supervaloram o dinheiro e seu grau máximo de expressão é o avarento. Contudo, além e antes do avarento, a valoração do dinheiro a ponto de transformá-lo num valor fundamental é algo mais comum e profundo. Isso tem a ver com as necessidades impostas pelo capitalismo, mas também com a cultura da sociedade capitalista e com o processo social de formação dos valores. O dinheiro é um valor fundamental para muitas pessoas não avarentas. A figura do avarento é apenas um exagero do que é bastante comum na sociedade moderna e, ao mesmo tempo, um revelador da irracionalidade presente num dos principais valores dominantes atuais.

O capitailsmo contemporâneo reforça essa tendência. A partir do processo de instauração do regime de acumulação integral – que caracteriza a atual fase do capitalismo – temos um processo de intensificação da mercantilização das relações sociais (Viana, 2009). Isso gera uma hipermercantilização e os efeitos disso na cultura e universo psíquico dos indivíduos tende, igualmente, a se intensificar. A irracionalidade do modo de produção capitalista se generaliza e a destruição ambiental é um de seus resultados, e, mesmo assim, o processo se reproduz. O capitalismo é um produtor não só de ilusões mas também de irracionalidade. A reprodução do capitalismo significa reprodução ampliada do capital e também do mercado consumidor e nesse processo a ampliação da mercantilização é constante. Nesse sentido, o capitalismo é a sociedade do dinheiro, fazendo com que este seja para muitos o objetivo da vida, o valor fundamental.

Surgem até ideologias neurológicas e outras para naturalizar a avareza e a ganância. Assim, as representações cotidianas são reforçadas pelas ideologias e estas se inspiram naquelas. O estudo de neurólogos sobre a área do cérebro que é considerada “responsável” pela avareza é um exemplo de tais ideologias. Através de uma pesquisa se descobriu que as “amígdalas cerebrais” são os elementos do cérebro que promovem a “aversão à perda monetária”. Para chegar a tal conclusão, os neurólogos compararam dois indivíduos com amígdalas cerebrais danificadas com outros sem nenhum dano nessa área do cérebro e depois de alguns testes chegaram à brilhante conclusão de que os primeiros não são portadores de aversão à perda monetária e outros sim, o que “comprovaria” tal tese. Isso, sem dúvida, não comprova nada e o caso é tão restrito (dois indivíduos), cuja análise não levou em consideração a história de vida destes indivíduos, sua formação intelectual e de valores, entre diversas outras determinações que poderiam explicar a razao de não serem avarentos. Da mesma forma, tais cientistas não explicaram por qual motivo pessoas sem amígdalas cerebrais danificadas não são avarentas, ou, por qual motivo nas sociedades indígenas não existir avareza (seria cômico afirmar que todos os indígenas possuem amígdalas cerebrais danificadas...). Obviamente trata-se de um caso de produção ideológica típica do determinismo cerebral, cuja característica é explicar o comportamento humano pelo cérebro, o que é totalmente destituído de sentido (Viana, 2011). No entanto, há o status e a credibilidade dos cientistas e das ciências naturais, incluindo a neurologia.

Assim, o dinheiro se torna um valor fundamental numa sociedade em que ele é uma necessidade, um meio de troca universal, e, mais que isso, se torna o elemento básico da competição social, e por isso a sociabilidade capitalista e a mentalidade burguesa dominante torna os indivíduos tendentes a supervalorar o dinheiro (e quem desvalora o dinheiro é considerado “louco”). As raízes de todo esse processo é social e remete ao estudo do capitalismo e não do cérebro humano, tal como nas nebulosas ideologias do determinismo cerebral.

O círculo vicioso e destrutivo do capitalismo continua, mas poucos fazem alguma coisa para mudar esta situação, já que “essas pessoas vivem todas correndo atrás de muito dinheiro”.

Referências

ALBERONI, Francesco. O Erotismo. Fantasias e Realidade do Amor e da Sedução. Rio de Janeiro, Círculo do Livro, 1988.
FROMM, E. Ter Ou Ser? 4a Edição, Rio de Janeiro, Zahar, 1987.
MARX, Karl. O Capital. Vol. 1. 3ª Edição, São Paulo, Nova Cultural, 1988.
VIANA, Nildo. O Capitalismo na Era da Acumulação Integral. São Paulo, Idéias e Letras, 2009.
VIANA, Nildo. Os Valores na Sociedade Moderna. Brasília, Thesaurus, 2007.
VIANA, Nildo. Universo Psíquico e Reprodução do Capital. Ensaios Freudo-Marxistas. São Paulo, Escuta, 2008.
VIANA, Nildo. Cérebro e Ideologia. Uma Crítica ao Determinismo Cerebral. Jundiaí, Paco, 2011.
WRIGHT MILLS, C. Poder e Política. Rio de Janeiro, Zahar, 1970.
MARTINO, B.; CAMERER, C. e ADOLPHS, R. “Amygdala damage eliminates monetary loss aversion”. PNAS, vol. 107, num. 08, Fevereiro de 2010. Disponível em: www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.0910230107 Acessado em25/10/2012.




* Sociólogo e Filósofo.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Artigo sobre valores

A TUTELA DOS VALORES INTERIORES E DA CONSCIÊNCIA HUMANA PELO DIREITO DA PERSONALIDADE

Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão*
Camila Viríssimo Rodrigues da Silva**

SUMARIO: Introdução; 2 Significado e importância da teoria dos valores - axiologia; 3
Características dos valores; 4 Direito e valor como fundamento; 5 A problemática dos valores;
6 Valor, consciência e o direito da personalidade. 7 Considerações finais; Referências.

RESUMO: A axiologia é o estudo dos valores, analisando-os por intermédio da sua relação com
o ser humano. São os valores que orientam as condutas, auxiliam nas escolhas, determinando
o valor atribuído a cada posicionamento, investiga a natureza, a essência e também os diversos
aspectos que o valor pode importar para a cultura humana. O valor é um dos componentes básicos
para a elaboração do Direito. O homem considera o mundo por meio de análises valorativas, e
o ato de viver implica em valorar a construção cultural. O Direito, como produto da cultura do
homem, é, por consequência, ligado a valores, e estes não são os únicos elementos propulsores
da ação humana ou das escolhas dos indivíduos, que também são movidos pela sua consciência
e por seus sentimentos. O ser humano possui em seu interior valores, e tais valores constituem
a sua personalidade. O Direito da personalidade tutela os valores interiores da pessoa por
representarem a sua essência.. Os valores são autônomos, universais e absolutos, seu fundamento
último é a própria consciência humana. O valor não é a projeção da consciência individual
isolada, mas surge da união entre a consciência da humanidade como um todo. Os valores estão
se degradando e ao se degradarem possibilitam a emergência de novos valores. A instabilidade,
a perda de referencial da humanidade se define em função da crise de valores, onde se nota a
descrença e o abandono dos valores éticos, morais e espirituais e todos os demais valores nobres.
PALAVRA-CHAVE: Valor; Consciência; Direito da personalidade.

Para ler texto completo, clique aqui.

Prefácio ao livro "Os Valores na Sociedade Moderna" - Veralúcia Pinheiro

PREFÁCIO



Nada mais pertinente e atual do que um livro sobre Os Valores na Sociedade Moderna. Muitos autores contemporâneos incluíram em seus debates esta temática que abarca estudos cujo foco investigativo diz respeito à condição da mulher, da família, da criança e do jovem, incluindo, quase sempre, mesmo que secundariamente, a questão dos valores. Contudo, sempre acabava por prevalecer uma lacuna relacionada com a produção de um conhecimento sistematizado sobre o conceito e a concepção dos Valores.
Nesta obra, Nildo Viana, se propõe a preencher esse espaço de uma forma bastante enriquecedora esclarecendo desde o início sua opção por um conjunto de valores e desvalores. Por isso, oferece a nós, leitores, uma importante produção que, ao tomar como referencial a teoria social de Marx, constrói conceitos como axionomia em contraposição ao de axiologia, discute a relação entre valores, sentimentos e consciência; entre ciência, técnica e axiologia, ao mesmo tempo em que aprofunda criticamente várias questões, dentre as quais o processo de formação dos valores na sociedade capitalista.
Marx, desde o Manifesto Comunista, nos alerta para a questão dos valores,  mostrando que, ao converter toda a dignidade e honra pessoais em valor de troca, a burguesia estabeleceu como valor fundamental não mais a liberdade mas a livre troca. Assim, o mercado tornou-se elemento central na esfera de influência da vida interior dos indivíduos, marcando definitivamente, na sociedade moderna, a relação entre valor econômico e honra. 
Conseqüentemente, a noção de indivíduo pautada nos valores de igualdade, liberdade e fraternidade, herdada do iluminismo do século XVIII extinguiu-se antes mesmo de ser concretizada. Como sociólogo e professor universitário em tempos de “ilusões pós-modernas”, nosso autor, convive cotidianamente, no meio acadêmico ou fora dele, com debates, concepções e leituras que acreditam numa superação da modernidade. Estaríamos, como lembrou Terry Eagleton, vivendo em meio a uma espécie de relativismo tolerante. Todavia, a leitura deste livro deixa claro uma opção política do autor, cuja tradição marxista concebe o trabalho como algo diretamente ligado à existência humana e, portanto, produtor de objetos valorativos.
Enfim, a importância de um estudo dessa natureza reside principalmente no fato de que a modernidade provoca a fragmentação da realidade e nos oferece uma falsa perspectiva de autonomização dos objetos devido a reificação no mundo do capitalismo. É preciso, então, retomar o caráter social das coisas, da arte, de tudo aquilo que é socialmente produzido para compreendermos os valores como parte do universo dos homens, os quais mesmo desvalorizados pela sociedade da mercadoria, mesmo que transformados eles próprios em mercadoria, insistem em constituir-se como sujeitos de sua história. Esta é a contribuição deste livro.



Veralúcia Pinheiro

Prefácio em:
VIANA, Nildo. Os Valores na Sociedade Moderna. Brasília: Thesaurus, 2007.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Mesa Redonda sobre Representações Cotidianas, Valores e Política


Mesa Redonda: REPRESENTAÇÕES COTIDIANAS, VALORES E POLÍTICA

Ideologia, representações cotidianas e Movimentos Sociais - Nildo Viana (UFG)
Representações Cotidianas e Racismo - Cleito Pereira dos Santos (UFG)
Capital Comunicacional, representações Cotidianas e Luta Cultural - Edmilson Marques (UEG)
Escola, Valores e Mentalidade Burguesa - Jean Costa Santana (FCA).

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CHAMADA DE ARTIGOS, TEMA "REPRESENTAÇÕES COTIDIANAS



CHAMADA DE ARTIGOS, TEMA "REPRESENTAÇÕES COTIDIANAS"
NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA SOCIOLOGIA EM REDE!


Abaixo o processo para enviar seu artigo:

Acesse o site da Revista: http://redelp.net/revistas/index.php/rsr
Vejas as normas de publicação: http://redelp.net/revistas/index.php/rsr/about/submissions#authorGuidelines
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quinta-feira, 29 de maio de 2014

VALORES E HEGEMONIA: UMA CRÍTICA DESBRAVADORA DA AXIOLOGIA

Valores e Hegemonia, uma Crítica Desbravadora da Axiologia

Fabrício Arruda Santos

Um dos mais poderosos sustentáculos da sociedade burguesa é a cultura. Esta é o cimento da dominação burguesa, como já dizia Gramsci. A hegemonia burguesa na sociedade civil é tão forte que até os setores oposicionistas são reprodutores dela, mesmo quando fazem oposição. Isto está presente na razão instrumental, analisada por Horkheimer, no domínio da ideologia dominante, como já apresentado por Marx, mas há algo mais aí. O que é? Eis a pergunta. A resposta pode ser encontrada em um livro recentemente publicado por um dos grandes desbravadores da sociologia brasileira, Nildo Viana, a obra “Os valores na sociedade Moderna”. Nesta obra, Viana desenvolve elementos fundamentais para se pensar a reprodução da sociedade moderna, capitalista.

Uma das bases da ideologia e da razão instrumental, é a axiologia. Por isso a axiologia é mais forte e importante para explicar a dominação cultural burguesa do que a ideologia e a razão instrumental. Não se trata aqui de axiologia como "ciência dos valores", "ramo da filosofia" e sim tal como definida e analisada por Nildo Viana em sua obra Os Valores na Sociedade Moderna. Axiologia significa, neste caso, uma determinada configuração do padrão dominante de valores. Em outras palavras, são os valores dominantes em uma determinada sociedade, que podem assumir várias formas ou combinações (uma determinada configuração). Tais valores são produzidos socialmente, inculcados nos indivíduos desde a infância e o processo de socialização primária, expresso na família, escola, meios de comunicação, brinquedos, etc. Esse processo social de produção de valores está de acordo com as relações sociais existentes, reproduzindo-as e valorandoas. Elas expressam os interesses de reprodução das relações de produção capitalistas e se espalham por toda a vida social, engolindo os indivíduos. As escolhas, decisões, atitudes, idéias, dos indivíduos são condicionadas por seus valores e por isso a base da ideologia dominante e do conservadorismo, mesmo de setores dominados, é a axiologia.

Assim, os valores dominantes formam, nos indivíduos, valores fundamentais que eles reproduzem e internalizam, tornando-se dificilmente removíveis. A busca de ascensão social, sucesso, fama, poder, riqueza, ou seja, o mundo da competição está entranhado nas pessoas, bem como a importância da autoridade, dos dirigentes, dos governantes, dos diretores, e a mercantilização de tudo, no qual o ter predomina sobre o ser, e tudo vale pelo quanto custa. Estes elementos típicos das relações sociais burguesas se reproduzem na esfera dos valores. Trata-se da sociabilidade burguesa fundada na competição, burocratização e mercantilização que produz os valores dominantes e estes, por sua vez, reproduz tal sociabilidade.

Todos os indivíduos possuem valores fundamentais e valores derivados e a sociedade moderna molda os valores fundamentais, que são os correspondentes aos interesses dominantes. Os valores fundamentais são aqueles que ligados à valoração primária e se torna critérios para a valoração secundária, ligada aos valores derivados, ou seja, são meios de escolhas que determinam os demais valores. Isto se revela no nosso cotidiano, escola, ciência, arte, mundo dos objetos. Os filmes, as obras de arte, as produções intelectuais e científicas, são, predominantemente, axiológicos. Os programas de TV, brinquedos, objetos em geral (uma pessoa troca de mesa para ter uma mesa melhor, no sentido de lhe fornecer mais status e lhe colocar um minúsculo degrau acima na escala social) são predominantemente axiológicos. A ideologia tem como base a axiologia. A ideologia, no significado marxista, é uma falsa consciência. Essa falsidade não surge apenas das limitações intelectuais dos indivíduos. Ela surge por outro motivo, o não-querer ver, determinada pelos valores.

Um economista que apela para números para esconder a realidade da exploração, da miséria, do fracasso da qualidade de vida e do bem estar dos indivíduos, não está apenas sendo limitado intelectualmente devido a ideologia dominante na ciência econômica, mas também pelos valores que ele compartilha, a nível geral – predominantes em todos os grupos sociais, tal como a competição, e que se reproduz entre os economistas que, para realizar o valor do sucesso e ascensão social, precisa estar na moda e agradar, para ganhar financiamento, vender livros, etc. – e a nível particular – como economista e portanto indivíduo ressocializado para valorar os números, as estatísticas, dos resultados, em detrimento dos seres humanos. Uma das principais fontes da ideologia, da falsa consciência, é a axiologia.

Depois de perceber essas questões, vem a pergunta: qual a saída? Ou não há saída? Se existem valores dominantes, existem valores não-dominantes. A existência da dominação só pode ser pensada num processo no qual existam dominantes e dominados. A existência de valores dominantes mostra que existem outros valores, pois caso contrário haveria apenas valores, não seriam dominantes e seriam de todos e para todos. É por isso que existem valores divergentes, valores autênticos. Eles são autênticos por expressarem valores correspondentes à natureza humana, ou seja, que estão ligados aos princípios do trabalho não alienado – ou seja, da criatividade – e da cooperação – a sociabilidade entre iguais. Para explicitar estes valores, Viana cunha o neologismo “axionomia”, expressão de determinada configuração de valores autênticos.

A axionomia existe marginalmente na sociedade moderna, em grupos explorados e oprimidos, no proletariado, e outros lugares. Também existe em muitos indivíduos em contradição com outros valores que são portadores. Um indivíduo possui uma escala de valores e conflitos internos entre valores e por isso há uma luta interna dentro do indivíduo, assim como há uma luta social em torno dos valores. Uma das formas de corroer a hegemonia burguesa, afirma Viana, é buscar a transformação dos valores, realizar a crítica da axiologia e a defesa da axionomia. E a consciência tem um papel importante nesse processo, pois há uma influência recíproca entre consciência e valores e os conflitos internos dos indivíduos podem ter uma resolução positiva caso tenham consciência que grande parte dos seus valores são produtos sociais e axiológicos.

Assim, há uma luz no fim do túnel. E não poderia deixar de ser, pois Viana se destaca por ser um dos poucos sociólogos brasileiros originais e que não se rende ao conservadorismo, modismo, colonialismo cultural e que é um desbravador, no sentido que desbrava, abre novos caminhos, inova. Nada mais normal, portanto, que produza mais esta obra desbravadora.

Referência Bibliográfica 18


VIANA, Nildo. Os Valores na Sociedade Moderna. Brasília: Thesaurus, 2007.

Fabrício Arruda Santos
Graduado em ciências sociais pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.

Revista Es paço Livre, Vol. 5, num. 09, jan-jun./2010

domingo, 18 de maio de 2014

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Chamada de Artigos sobre o tema dos valores - Revista Axionomia



Chamada de Artigos - número 01

A Revista Axionomia lança chamada para sua primeira edição. São aceitos, na seção artigos, textos sobre valores, seja em perspectiva teórica ou análises concretas, e na seção "outros temas", artigos sobre variados temas da área das ciências humanas. Além disso, na seção "resenhas" e "revisão", é possível publicar comentários sobre livros e sobre autores específicos.

A submissão de artigos deverá ocorrer via processo eletrônico, no portal de publicações do REDELP, onde se pode consultar as "diretrizes para autores" da Revista Axionomia, com as normas de publicação e o prazo para o primeiro número é até dia 01 de maio de 2014.